Você já viu o sistema construtivo em EPS ou popularmente conhecido como isopor?
Esse sistema de construção consiste em painéis EPS ou poliestireno expandido, assim substituindo o tijolo comum. Há várias formas de execução desse sistema, mas nesse post iremos falar da mais utilizada em todo o mundo.
Esse método funciona da seguinte maneira:
São criadas duas malhas de aço em cada vértice do painel, com isso, fazendo com que o painel EPS ganhe resistência. Dessa forma, os painéis são montados de forma íntegra, assim, fazendo toda a vedação das paredes.
Na construção em EPS, a parte elétrica e hidráulica deve ser já embutida antes do reboco. Assim, pulando processos da construção, tornando a obra mais eficiente. Depois de todas as instalações feitas, é a hora do chapisco e do reboco.
Após concluir essa etapa, é feita as vigas e, posteriormente, a sua laje. Após isso, toda sua construção é feita de forma normal, como qualquer outra obra. Uma coisa muito importante é que os painéis EPS não propagam chamas, para assim evitar acidentes, como os incêndios.
E todo esse sistema é realmente seguro?
A resposta é sim. Esse sistema acaba sendo mais seguro do que é de alvenaria convencional, devido às malhas de aço, que tornam a casa toda estrutural, pois o tijolo comum não exerce função estrutural e assim, tendo como funcionalidade somente para dividir os cômodos.
Já o EPS, além de ser uma parede estrutural, seu peso em toda a estrutura será menor. Assim, necessitando menos de uma estrutura robusta, com isso tendo uma boa economia na parte estrutural e das fundações.